fbpx

OS 4 PURUSHARTHAS – objetivos da vida humana na visão dos Vedas

OS 4 PURUSHARTHAS – objetivos da vida humana na visão dos Vedas

OS 4 PURUSHARTHAS – objetivos da vida humana na visão dos Vedas 1200 801 Kaka

Para os Vedas nós temos 4 objetivos na vida humana.

ARTHA

O primeiro, Artha, está relacionado à riqueza e prosperidade material. Significa as coisas que você precisa para se manter vivo e saudável. Está relacionado à segurança e a busca por um trabalho para garantir sustento para você e sua família. Importante ressaltar a visão de Artha não como um fim de si mesmo, mas sim como um meio para o fim. O trabalho que você escolher fazer precisa ser algo que você retribui para a sociedade, não deve ter uma conotação egoísta focado somente no poder econômico pessoal, mas sim algo com visão mais coletiva de forma a beneficiar a todos.

 

KAMA

O segundo objetivo é Kama, o desejo, o prazer pelo gozo da vida. Uma vez que você já tem o sustento garantido, não precisa lutar pela sobrevivência, você tem estrutura e tempo para usufruir da vida. Dizem que o Universo inteiro foi criado por causa de um desejo, então Kama é o combustível para tudo nessa vida humana. Quando em desequilíbrio, temos apego aos prazeres e ficamos incessantemente na busca por satisfazer nossos desejos. É preciso muito cuidado para mantermos os valores e o olhar para o nosso arredor para não nos perdermos no caminho e mantermos uma abordagem apropriada e benéfica para todos.

 

DHARMA

O terceiro, Dharma, significa verdade, o jeito correto de viver e os comportamentos humanos necessários para manter a ordem no mundo. É o caminho que você deve seguir, o seu propósito. Uma vida que vai de encontro com a ética Universal, onde se tem consciência e percepção que todas as escolhas impactam tudo e a todos.

Uma vez que você já tem o sustento garantido, o tempo e a disponibilidade para aproveitar os prazeres da vida e já percebeu que ambos, Artha e Kama, precisam estar equilibrados e relacionados ao todo e não somente beneficiando o individual, então suas ações começam a ser mais globais, seguindo o Dharma. Você percebe que existe uma lei no Universo, que você faz parte e naturalmente tenta se encaixar nela. É nesse momento que começam as buscas por práticas de autoconhecimento, de forma a nos preparar para essa nova consciência.

A partir de então, com esse olhar coletivo e essa percepção que você não está separado do todo e que você é um ser puro, perfeito e ilimitado, se passa para o quarto objetivo.

 

MOKSA

É  a libertação. Da ignorância, do sofrimento, da morte e da obrigatoriedade de renascer. Tem a ver com desconectar de tudo, mesmos das coisas que entendemos como sendo importantes e relevantes, porque compreendemos que a vida é algo temporário. É o momento que você se percebe fazendo parte do todo e tem acesso total ao potencial humano de criatividade, compaixão e compreensão.