fbpx

Yoga e Respiração

Yoga e Respiração

Yoga e Respiração 1200 886 Kaka

A respiração é o pilar básico para nossa existência e também para a prática de Yoga. Sem respirar não sobrevivemos e obviamente todos nós, vivos neste mundo, estamos o tempo todo respirando. Mas, quase sempre é de forma automática. O corpo humano, nosso organismo perfeito, sabe que precisamos de oxigênio, então ele funciona de forma que nós, indivíduos, deixamos esse trabalho de inspirar e expirar para ele, sem dar muita atenção. Muitos passam a vida toda sem nunca observar sua própria respiração e sem saber tudo o que ela é capaz de gerar se a fizermos de forma consciente.

Não é à toa que a primeira aula de Yoga sempre começa com a respiração. Você aprende a respirar, sentindo o ar entrando e saindo dos seus pulmões, devagar, sem pressa. Aos poucos você vai sentindo o corpo relaxar, os batimentos cardíacos desaceleram e as flutuações da mente se acalmam.

Quando você inicia a prática de asanas, a respiração acompanha os movimentos e oxigena o sangue e todas as suas células até chegar ao cérebro, que favorece o estado meditativo e cria estímulos físicos auxiliando no processo de construção das posturas e de uma mente mais presente e consequentemente gera uma enorme sensação de bem-estar, que reverbera por um bom tempo no seu organismo mesmo depois de terminar a prática.

Com uma simples respiração mais consciente, conseguimos alterar o funcionamento do nosso sistema nervoso, auxiliando em uma melhora na saúde mental em situações de angústia, depressão e ansiedade. Por exemplo, se observarmos nossa respiração em situações que estamos com medo ou nervosos, notaremos ela acelerada e curta, o que consequentemente acaba aumentando ainda mais aquela sensação de desespero. Ora, se os sentimentos angustiantes impactam nossa respiração, a recíproca também é verdadeira. Ao usarmos o ato de respirar de forma controlada, conseguimos alterar os fluxos nervosos do nosso corpo, acalmando nossa mente, permitindo um pensar e um agir mais calmo, coerente e saudável.

No Yoga técnicas e exercícios de respirações (pranayamas) são utilizadas há milhares de anos como forma de aumentar o foco, a presença e a vitalidade. Esses Pranayamas nos conectam diretamente à energia vital que compõe nosso corpo e tudo à nossa volta, nos permitindo um maior entendimento de nossas emoções e pensamentos, tornando nossas ações conscientes e melhores.