fbpx

Cúrcuma

Cúrcuma

Cúrcuma 150 150 Kaka

Cúrcuma
Usada há milhares de anos na Ásia, seja como condimento seja como erva medicinal, a Cúrcuma é mais uma SuperFood que pode melhorar muito nossa saúde e bem-estar. Um rizoma da família do gengibre, tem um amarelo forte e sabor entre o picante, amargo e adstringente.
É rica em magnésio, ferro e vitamina B6, mas o que a torna tão especial é a curcumina, um anti-inflamatório tão potente quanto alguns medicamentos alopáticos.  A inflamação é uma resposta natural do corpo e necessária, mas gera vários desconfortos e quando se torna crônica pode originar doenças.  A curcumina atua seletivamente no grupo das Prostaglandinas, um grupo de substâncias químicas que nosso corpo produz quando ocorre uma inflamação. Atua especialmente sobre a Prostaglandina 2, responsável pela dor. Por isso, esta SuperFood é também um poderoso analgésico.  É tão eficaz que pode ser usada na artrite, artrite reumatoide e osteoartrite, assim como em lesões e traumas. Também é útil em casos de rigidez muscular, aumentando a flexibilidade e protegendo tendões e ligamentos. Isso, em conjunto com a diminuição da inflamação, a torna um ótimo complemento para quem tem uma prática de asanas frequente. 
A Cúrcuma é também um forte antioxidante, ou seja, neutraliza os efeitos dos radicais livres no organismo. Estes são átomos ou parcelas moleculares que, com um número deficiente de elétrons, se tornam instáveis, indo pelo corpo pegando ou doando elétrons e danificando as células. É o mesmo processo oxidativo que faz apodrecer as frutas e enferrujar o metal. Podem vir tanto de processos internos como a inflamação como por alimentação incorreta, consumo de álcool e poluição. Ou seja, ninguém está realmente livre de seus efeitos e seus níveis estão associados com envelhecimento precoce e doenças como câncer e cardiovasculares. Por isso a importância de consumir antioxidantes. 
Além disso, esta especiaria vem surpreendendo a ciência com sua eficácia, tanto na prevenção, quanto no tratamento do câncer. Não por acaso, na Índia, onde é largamente consumido, a taxa de câncer é muito menor que nos países ocidentais. Não só neutraliza substâncias e condições que podem causar câncer, como ajuda as células a manter sua integridade depois de atacadas por esses carcinógenos. Nos tumores instalados, inibe a replicação das células e a formação de novos vasos sanguíneos no local, assim como possíveis metástases. 
Mas a lista das suas propriedades continua:
  • Protege e auxilia na função do fígado, o órgão que desintoxica o sangue, destruindo hemácias e removendo toxinas.
  • Estimula a digestão e o metabolismo, tem um efeito carminativo (reduz gases) e melhora a flora intestinal. Isso é especialmente importante se pensarmos na visão ayurvêdica, em que uma boa digestão é a base essencial de um organismo saudável.
  • Purifica e movimenta o sangue, removendo sangue estagnado.
  • Diminui cólicas menstruais, regula a menstruação e auxilia no tratamento de miomas.
  • Ajuda na produção de leite materno.
  • Protege contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
  • Melhora função do endotélio, a camada interna de células dos vasos sanguíneos e linfáticos.
  • Tem ação antibacteriana, estimulante, diurética, antisséptica e anti-helmíntica.
  • Diminui o risco de arteriosclerose, prevenindo a formação de placas e reduzindo o colesterol.
  • Reduz Kapha, diminuindo assim a produção de muco e auxiliando no tratamento de doenças do trato respiratório como gripes, sinusites e bronquites. 
  • Externamente, nutre e purifica a pele, tratando doenças como a acne. 
  • Para aliviar dores pode ser feita uma pasta com duas partes de cúrcuma para uma de sal, misturando com água até formar uma pasta e aplicando por 20 minutos. Mas, atenção, essa aplicação mancha temporariamente a pele e por tanto, deve ser usada em regiões onde isso não tenha problema.
A cúrcuma pode ser adicionada em pó a qualquer comida, dando uma cor vibrante a preparados com vegetais, arroz ou ovos. No entanto, é mais potente fresca, podendo ser feito uma infusão ou adicionada crua, a sucos. Pesquisadores da St. John Medical College de Bangalore descobriram que a absorção da curcumina é potencializada em 2000% se adicionada a piperina, contida na pimenta-do-reino preta. Curiosamente, tal como a cúrcuma, esta é uma especiaria que quase sempre faz parte de currys e masalas na culinária indiana. 
Uma ótima receita para dias frios, que nos ajuda a prevenir gripes e resfriados, assim como qualquer tipo de inflamação é o Leite de Cúrcuma:

  • 1 xícara de leite de vaca orgânico, de amêndoas, aveia ou qualquer outro á escolha
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 pitada de cardamomo
  • 1 pitada de gengibre em pó
  • 1 pitada de canela
  • 1 pitada de pimenta-do-reino preta
  • 1 colher de chá de mel


Esquentar o leite e adicionar os ingredientes, misturando para não ficar com pedaços. Tanto a cúrcuma como o gengibre podem ser usados na forma de raiz cortada em fatias bem finas. Nesse caso, coar o leite antes de servir.

Considerada auspiciosa, a Cúrcuma tem ainda o poder de purificar os chakras e o corpo sutil. Isso, em conjunto com suas ações no corpo físico, faz desta raiz uma SuperFood especialmente importante para conseguirmos alcançar o ideal de sthiram sukham (o asana confortável e estável).
Texto de Olga Rodrigues 
Imagens Taeko