fbpx

Agradecimentos

Agradecimentos

Agradecimentos 1600 1066 Kaka

Há um ano publicávamos o primeiro dos muitos textos sobre Yoga e Ayurveda que hoje compõem este blog. Lançado no Solstício de Verão, falava sobre como o dia mais longo do ano marca um novo ciclo. Porque mesmo que normalmente não prestemos atenção a essas datas a verdade é que é quase inevitável não refletir sobre o ano que passou.

Então, aqui do blog, não somos diferentes e também usamos essa época para olhar para o ciclo que agora se fecha. Durante um ano, exploramos os cinco primeiro membros do Ashtanga Yoga de Patanjali. Nos questionamos sobre questões como importância do ritmo e da rotina.  Pensamos em como ultrapassar os obstáculos inevitáveis. Aprendemos junto com quem nos lê sobre como cuidar de nosso corpo e mente com o Ayurveda. Ainda tivemos o privilégio de ter duas entrevistas fantásticas com Kathy Cooper e Lu Andrade.

Mas nossa reflexão não se restringe ao blog, ou não estivesse este inevitavelmente conectado ao Shala, em Florianópolis. Ali tivemos um ano cheio, com workshops e professores incríveis. Vimos também muita gente iniciando, voltando e persistindo, criando esse fluxo dinâmico de pessoas, que respiram, se movimentam e transformam juntas, mesmo que nem sempre saibam o nome uma das outras.  Para além de várias novidades como as camisetas e regatas do Samatva Shop e a Juice Line, linha de sucos verdes prensados a frio, com que podemos presentear nosso corpo depois de nossa prática diária.

Revendo todo esse caminho, podemos dizer que tem sido uma linda viagem, cheia de descobertas, surpresas e tesouros desvendados. Como, aliás, sempre é a Vida, quando a ela nos abrimos. Assim, não nos resta mais que permitir que nosso coração se encha, entre muitos outros sentimentos, de Gratidão. Expressando então, da melhor forma que sabemos, ou seja, através de um texto, queremos aproveitar para agradecer:

A todos os que leram, comentaram, compartilharam ou dedicaram um pouco do seu tempo e atenção aos artigos aqui publicados. Tem sido um prazer ver esse número aumentar e pensar que estamos chegando a diferentes lugares e pessoas.

A todos os alunos do Shala, que compõem uma energia de devoção e transformação cada dia. A todos os que iniciaram, com um brilho nos olhos, cheios de entusiasmo para embarcarem numa das maiores viagens de sua vida. A todos os que continuaram ou voltaram, seguindo por mais um ano com a coragem necessária para quebrar seus padrões e condicionamentos. Sabemos que não é fácil continuar praticando quando a fase de paixão passa, a mente se rebela e os obstáculos surgem.

A todos os professores que nos abençoaram com seus ensinamentos, nos fazendo enxergar um pouco mais longe. A Manju Jois, por nos mostrar como desfrutar da prática, fazendo dela uma parte natural de nossas vidas. Á Kathy Cooper, por ser um exemplo de leveza e amor. Á Julia Jalbut, com sua presença forte e suave ao mesmo tempo. Ao Pierangelo e Constanza, que durante dois meses nos ensinaram com paciência, dedicação, sabedoria e bom humor.
A todos os praticantes de outros lugares do Brasil e até de outros países, que fizeram de cada workshop um momento especial de encontros e trocas.

Á Lu Andrade, pela incrível entrevista concedida, que trespassa coerência, devoção e disciplina em cada palavra.
A todos os mestres, que nos guiam nesse caminho eternamente, abençoando nossas práticas, muito para além do tapetinho.

A Sri K. Patthabi Jois, nosso Guruji, que tornou possível que cada um de nós chegue mais perto do seu Ser essencial cada dia, através dessa prática reveladora. Ainda que não mais no plano físico, temos a certeza que sua energia forte continua impulsionando cada um de nós a praticar, respirar, se abrir e transformar. Também a Sharath Jois, seu neto, por manter a tradição viva, inspirando milhares de praticantes cada ano.

E sempre, a Ishvara, ou o Universo. Não nos resta mais do que estar gratos por sua perfeição e ordem, ainda que ás vezes não correspondam à nossa visão limitada.

Agradecendo tudo o que passou, podemos por fim nos abrir para o que chega. Que em 2015 possamos seguir aprendendo, descobrindo, fluindo e expandindo, caminhando sempre em direção a uma vida mais plena.

Foto de Myrna González