fbpx

Solstício de Verão – Novo Ciclo

Solstício de Verão – Novo Ciclo

Solstício de Verão – Novo Ciclo 150 150 Kaka

O Ashtanga Yoga é uma prática poderosa, que nos faz sintonizar com a Natureza. Acordamos antes de o Sol nascer e o saudamos com Surya Namaskar, sentimos o poder da Lua Cheia em nós, nos enraizamos na Terra nos asanas de equilíbrio e absorvemos Prana a cada respiração. Subitamente, compreendemos nosso papel na eterna dança do Universo, experienciando como essas energias se alternam e transmutam, ciclos se abrindo e fechando continuamente.
O solstício de Verão marca o início de um desses ciclos e no hemisfério Sul acontece a 21 de dezembro. É o dia mais longo do ano, aquele em que essa parte do planeta está mais alinhada com os raios do Sol. Na cultura védica é considerado um dia auspicioso, já que o Sol é reverenciado como fonte de Luz, Prana, sabedoria e vitalidade. Sendo o dia que essa energia de luz está mais presente, é ideal para realizar sadhana (prática espiritual) e meditar na energia de Surya.
Na mesma época chegamos ao final de mais um ano. É o momento de contemplar as flores que cultivamos e nos despedirmos das ervas daninhas que cortamos. Relembramos os risos, as lágrimas, as metas alcançadas, as surpresas do destino. E como esquecer aqueles dias em que voamos no tapetinho, o Prana fluindo e nutrindo todo o nosso ser, uma sensação de plenitude e gratidão assomando a cada asana? 
É também o tempo de renovarmos propósitos e intenções, de plantarmos as sementes do que virá. Afinal, a cada nascer do Sol, a cada inspiração, solstício ou equinócio, há um novo ciclo que se inicia, uma oportunidade de retomar a caminhada até a nossa verdadeira essência.

Texto: Olga Rodrigues
Foto: Taeko