Equilibrando Pitta no Verão
O Verão chega e com ele o calor. Os dias ficam mais longos, as noites mais quentes e tudo parece mais leve e solto. Mas talvez você já tenha reparado que se tornam comuns desconfortos como febre, inflamações, problemas de pele como acne, diarréia, odor corporal desagradável e sensações de ardência como azia. No plano emocional, talvez você se sinta mais impaciente, competitivo, com tendência a criticar tudo ou com raiva.
Coincidência?
No Ayurveda existe uma lei que diz que semelhante gera semelhante, logo o Verão naturalmente aumenta Pitta, que tem a mesma natureza quente, clara, leve e ligeiramente úmida.
Por isso não é de estranhar que esses desconfortos aumentem, já que são agravos de Pitta. Composto principalmente por Fogo, este é o Dosha que governa tanto a digestão como o discernimento. Em linhas gerais, as pessoas com Pitta predominante têm constituição média, musculatura desenvolvida, pele quente, muitos sinais ou sardas e sentem bastante fome. Normalmente se destacam pela sua coragem, determinação e inteligência. São também quem mais sofre com o calor, mas todos nós podemos agravar Pitta nessa época, se não tomarmos cuidado.
O que parece fácil, basta ligar o ar-condicionado no máximo e tomar uma bebida bem gelada. Mas a verdade é que esse extremo também é prejudicial: no Verão, o nosso Agni (fogo digestivo) é mais fraco do que no resto do ano. É uma resposta natural do organismo ao fato de precisarmos produzir menos energia para nos aquecermos. Por isso, sentimos menos fome no tempo quente. As bebidas ou alimentos gelados enfraquecem ainda mais o nosso Agni, como se apagassem esse fogo, dificultando a digestão e criando acúmulo de toxinas (Amma).
Mas existem várias formas de nos refrescarmos naturalmente, sem comprometermos o nosso equilíbrio, como:
- Evitar comidas muito quentes, gordurosas, ácidas, picantes, café, álcool e outros estimulantes.
- Optar por alimentos que são frios por natureza, como: tomate, pepino, coentros, melão, salsão, a maior parte das frutas e saladas verdes. Tudo com moderação, já que o Agni está mais fraco.
- Os lácteos (leite, queijo fresco, ghee e iogurte) são também refrescantes e podem ser consumidos, mas somente quando não há muito Kapha no corpo (atentar para sinais como muco, congestão e sensação de peso).
- As bebidas geladas e açucaradas podem ser substituídas por chás frios, água de coco ou sucos de fruta. Uma boa opção é a água aromatizada com ervas refrescantes como menta, manjericão, capim-limão ou rodelas de limão, deixada por algumas horas na geladeira.
- Aumentar a quantidade de sabor doce, amargo e adstringente, considerados frios.
- Realizar exercício físico ou a prática de asanas nas horas mais frescas do dia, de preferência ao amanhecer ou entardecer.
- Não ficar no sol das 10h ás 15h.
- Fazer uma massagem com óleo de coco. Não só refresca o corpo como é perfeito para hidratar a pele depois de exposição prolongada aos raios solares.
- Reduzir estímulos excessivos como lugares tumultuados com muito barulho e filmes ou música violentos.
- Refrescar os sentidos com passeios ao luar, paisagens verdes e banhos de mar, lagoa ou cachoeira.
- Vestir roupa confortável e solta, com tecidos leves como algodão e linho, com cores claras.
- Usar aromas como rosa, jasmim e gerânio. A rosa é uma das fragrâncias mais adequadas para equilibrar Pitta.
Assim, podemos aproveitar ao máximo esta estação colorida, restaurando energias para o ano que começa e avivando em nós as qualidades positivas de Pitta como a coragem, a motivação e a paixão pela vida.
Texto: Olga Rodrigues
Imagens: Taeko
Texto: Olga Rodrigues
Imagens: Taeko