Coco
Começamos nossa série de SuperFoods com o Coco, essa fruta tão brasileira, que para além de ser muito rica em nutrientes ainda tem muita versatilidade, podendo ser consumida em diversas formas.
O coco faz parte da cultura de vários países dos trópicos, sendo por isso uma das SuperFoods mais espalhadas e consumidas pelo mundo. Seus usos e benefícios são tantos, que na Índia é uma das árvores chamadas de Kalpavriksha, a árvore divina da vida.
Água de Coco
Extraída dos cocos verdes, é um liquido claro, estéril, com sabor doce e refrescante. Algumas das suas propriedades:
- Isotónica: contém a mesma proporção de eletrólitos como potássio, sódio e cálcio que o plasma humano e por isso é uma ótima bebida para tomar após esforços físicos em que suamos, sendo muito superior a bebidas como o Gatorade, por não ter corantes, conservantes ou adoçantes artificiais.
- A reposição de eletrólitos, sobretudo o Potássio, não só ajuda na hidratação como na função cardíaca e nervosa, ajudando a prevenir cãibras e espasmos musculares.
- Fonte de vitaminas do complexo B.
- Contém enzimas que auxiliam na digestão e metabolismo.
- Baixa em calorias.
- Diurética.
- Rica em citocininas, que protegem as células contra o envelhecimento.
- A Ayurveda considera que acalma Vata mas sobretudo Pitta, reduzindo agravos Pitta como sede excessiva e gastrite. Também é considerada boa para o coração, para ganhar força, combater pedras nos rins e aumentar a contagem de esperma.
Óleo de Coco
Um verdadeiro milagre da Natureza, pode ser utilizado de várias formas, tanto na alimentação como no cuidado da pele, cabelos e dentes e deve ser preferido virgem, de extração a frio. Considerado pela Ayurveda um dos melhores óleos para pessoas com constituição ou agravos Pitta, é uma gordura saturada composta por antioxidantes, ácido láurico, ácido cáprico e ácido láprico.
Escutamos várias vezes que as gorduras saturadas são prejudiciais, porém o óleo de coco é uma exceção. Isso porque os ácidos dos quais é composto são de fácil digestão. Explicando melhor, as gorduras são compostas por cadeias de carbono e hidrogênio que podem ser curtas, médias ou longas. A maior parte das gorduras têm triglicerídeos de cadeias longas mas as do óleo de coco são de cadeia média, o que faz com que sejam mais facilmente metabolizados pelo fígado e utilizados como energia, em vez de serem armazenados em forma de gordura. Desta forma, não só é uma gordura segura para quem tem problemas de colesterol como ajuda a perder peso. A outra vantagem é que ao contrário dos óleos com triglicerídeos de cadeia longa, o óleo de coco pode ser aquecido sem perder suas capacidades antioxidantes e sem produzir substâncias tóxicas.
As suas propriedades e formas de uso são várias:
- Acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura.
- Melhora a função mental, quando o cérebro recebe energia extra em forma de cetonas, produzidas pela conversão dos triglicerídeos.
- Cura infecções por Cândida.
- O ácido láurico, encontrando somente no leite materno, reforça nosso sistema imunitário. Tem propriedades bactericidas, anti virais e fungicidas, ajudando nosso organismo a se livrar de várias doenças.
- Auxilia no funcionamento da tireoide, responsável pelo metabolismo e crescimento.
- Aumenta a absorção de cálcio e magnésio, contribuindo para dentes e ossos fortes.
- Diminui a resistência a insulina, ajudando no controle do Diabetes.
- É um dos melhores óleos para cozinhar, a par do Ghee, por não produzir resíduos perigosos quando aquecido. Pode ser usado para refogar vegetais, em bolos e pães ou cru em vitaminas.
- Na pele funciona como hidratante, tem uma ação anti envelhecimento e trata problemas como eczema e psoríase. Pode substituir perfeitamente cremes e loções artificiais.
- É um ótimo óleo de massagem, especialmente para pessoas de constituição Pitta ou para dias quentes.
- Massageado no topo da cabeça alivia o stress.
- Amacia o cabelo, fornece proteína, ajuda no seu crescimento e elimina caspa. Pode ser colocado antes da lavagem ou como condicionador.
- É um bom bálsamo para lábios.
- No cuidado dos dentes, pode ser usado como parte de um dentífrico natural ou como óleo usado no Oil Pulling. Esta é uma técnica ayurvédica, em que uma colher de óleo é passada pela boca por 20 minutos, removendo bactérias e toxinas, a que se atribui diversos resultados como dentes mais brancos, melhor hálito, gengivas mais fortes e um efeito desintoxicante em todo o organismo.
O coco pode ser ainda consumido cru, na forma de leite, manteiga, açúcar ou farinha. Esta última é rica em proteínas, fibras, manganésio e ácido láurico, não contendo glúten. Algumas receitas:
Leite de coco
½ xícara de coco ralado fresco
1 xícara de água fervente
Colocar os ingredientes no liquidificador e depois coar num pano de prato. O processo pode ser repetido, com mais água, obtendo-se leites cada vez mais líquidos. Este leite pode ser tomado simples, usado para cozinhar ou em vitaminas.
Manteiga de coco
2 xícaras de coco ralado fresco
Triturar no processador por 20 minutos até ter uma consistência homogênea. Pode ser usado simples no pão, por cima de frutas, ou em receitas de bolos, pães, pudins, mousses, sorvetes e trufas, pela sua consistência cremosa.
Para cozinhar com farinha de coco
Substituir cada xícara de farinha de trigo por 1/3 ou ¼ de farinha de coco. Para cada xícara de farinha de coco usar 6 ovos e 1 xicara de líquido.
Hidratante de óleo de coco
Bater 1 xicara de óleo de coco na batedeira até ficar fofa, pode se acrescentar óleos essenciais de escolha própria como lavanda ou menta.
Dentífrico natural
½ xicara de óleo de coco
2-3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
2 pacotes pequenos de stévia em pó
15-20 gotas de óleo essencial de menta ou canela
Fontes:
http://thecoconutmama.com/
Texto: Olga Rodrigues
Foto: Taeko
Texto: Olga Rodrigues
Foto: Taeko