fbpx

Ciclos Lunares

Assim como os ciclos lunares possuem forte influência nas marés, eles exercem influência também no nosso corpo e consequentemente em nosso comportamento. Através da prática de Yoga nos mantemos mais atentos e conectados com a natureza, facilmente percebemos a agitação provocada pela lua cheia e a calmaria da lua nova, por isso é importante se observar e principalmente respeitar esses picos de energia provocados pela mudança da lua.

De acordo com a tradição do Ashtanga Yoga, nos dias de lua nova e lua cheia, descansamos das práticas de asana (posturas).

O sol e a lua exercem efeitos gravitacionais sobre o planeta terra, e em suas diferentes posições, criam diferentes potenciais de energia que afetam nosso corpo e mente. Nos dias de lua cheia e lua nova, esses efeitos gravitacionais são mais pronunciados.

Os dias de lua cheia correspondem a uma força de prana (inspiração/ influxo de energia) mais pronunciada. Esta energia expansiva, nos faz sentir mais energéticos e sensíveis, porém menos centrados. Já a energia da lua nova, corresponde a força de apana (expiração/ eliminação de toxinas) mais pronunciada. Esta energia de contração, nos faz sentir mais calmos e centrados, porém menos inclinados a fazer esforço físico.

Quando a prática é feita diariamente, ficamos mais conectados com estes ciclos naturais. Estes dias de descanso são importantes não somente para regenerar as energias, mas também um momento para reconhecer e honrar estes ritmos naturais. Além disso, nos dias de lua recomenda-se dedicar um tempo para leitura e estudos da filosofia do yoga.

Consulte a secretaria para saber o calendário lunar para os próximos meses.